quarta-feira, 21 de abril de 2010

O jogo livre!!!!!!!!!

O JOGO LIVRE

O tão falado jogo livre, este jogo vem se propagando no futsal de alto nível e também nas categorias menores, o que é o jogo Livre?
A meu ver o jogo livre é uma organização tática a onde impera com a maior influencia de movimentações organizadas de forma misturada, onde o atleta de futsal consegue nessa mistura de padrões de jogo uma forma complexa e à mesma dinâmica de jogar o jogo de forma desorganizada, mas ao mesmo tempo organizada, com o objetivo de ludibriar a defesa adversária.
Mas pra jogar esse jogo livre bem, o atleta de futsal precisa saber várias formas de manobra de ataque organizada e não simplesmente uma forma técnica ( pessoal) apurada ou ter apenas conhecimento de jogo de vários anos.
Para essa forma de jogo sair com qualidade, o atleta deverá ter em sua formação tática de ataque não só as manobras oriundas de jogadas ensaiadas ( que no futsal atual tem grande importância e deve ser sempre aplicada), a onde pra essas situações não haverá o jogo livre. Mas sim os jovens atletas das categorias de base deverão ter no seu aprendizado a capacidade de aprender vários padrões táticos ataque para que eles tenham um grande repertório tático de jogo e que no futuro de seu aprendizado ele poderá ser um jogador que possa realmente fazer esse jogo livre com qualidade.
AUTOR: WILTON DOS SANTOS

Profissionais de futsal gostariam muito que vocês deixassem o seu comentário.

domingo, 11 de abril de 2010

Mensagem de motivação pra Taça Paraná !!!!!!!!!

TAÇA PARANÁ de Futsal - 2010
-Agradecimentos-
A busca por conquistas
A incansável busca por conquistas e resultados que consolidam a afirmação do profissional (principalmente no esporte) muitas vezes nos impede de avaliar com bom senso as derrotas.
Será que é necessariamente preciso vencer sempre para adquirir tamanho respeito?
A conduta moral por sua vez da espaço cada dia mais contundente “ao ganhar a qualquer preço”.
Não se tem um claro discernimento sobre a real importância de “vencer jogando limpo” o que com toda propriedade me deixa um tanto quanto frustrado.
Talvez não seja “eu” no futuro um grande colecionador de títulos, mais posso afirmar que nessa minha precoce carreira como técnico, venci e perdi com honestidade todos os meus adversário (em quadra).
Aos que me derrotaram fica a certeza de que lutei muito e fui leal na batalha, aos que por mim foram vencidos a certeza de que joguei limpo,sem utilizar-me de artifícios baratos e ultrapassados, de desrespeito para com todos os envolvidos no confronto.
Ser sensato e equilibrado num momento como esse não é tarefa fácil, exige auto-confiança e segurança. E somente nas derrotas é que conhecemos realmente as pessoas.
Pois na derrota, aflora o instinto animal que possuímos, e a ânsia pelo enfrentamento moral, onde o desrespeito ultrapassa os limites do jogo.
Com toda certeza não é esta postura que os que me pagam esperam de mim.
O Titulo, as vitórias e as conquistas precisam de uma base sólida, fundamentada na ética e no respeito.
Isso esta sendo construído nessa equipe, pois o preço da imagem tem valor imensurável.
Tenho o orgulho de meus atletas e membros de minha comissão técnica, por tudo que fizeram nessa TAÇA PARANÁ, com certeza escrevemos uma grande história, com inicio, meio e finalidade. Pois o caminho não tem fim para os que vivem na esperança.
Meu muito obrigado à todos pelo apoio que recebemos, e lembrem-se que ao ouvir o nome da ESCOLA NOVO MILÊNIO/ELETRO ORION de hoje famosa cidade de APUCARANA, o futsal irá olhar com muito respeito.
Encero dizendo que o verdadeiro vencedor, jamais perde...
Mensagem do
Prof. Esp. Marquinhos Xavier
Responsável Técnico – Copagril Futsal

fonte:www.marquinhosxavierfutsal.blogspot.com