sábado, 21 de agosto de 2010

Esporte em Apucarana!!!

Parabéns pela iniciativa de colocar o time adulto na chave bronze de futsal em 2010, dou minhas felicitações ao treinador Éder Cavilini que fez o ótimo trabalho frente essa equipe que cai nas quartas de finais dessa competição. Espero que todos os técnicos tragam o titulos e conquistas nos jogos abertos e juventude que virá no mês de agosto e setembro. Vai meu expresso apoio e felicitações. Estamos na torcida.

Voltando ao esporte o nosso nível e fraco, por que temos equipes disputam competições fora de Apucarana sempre tendo resultados ruins ou razoáveis, daí eu pergunta a vocês POR QUÊ? O nosso trabalho de base está deficitário sem perspectivas, ou está sendo bem trabalhado, então o que fazer? Em 2010 joguei o paranaense sub 17 masculinos e peguei times de todas as regiões do Paraná, e todos com problemas financeiros e em suas cidades, mas todas as competições giram em torno na base, “NAS CRIANÇAS” não tendo a visão de político só agradando adultos e sim a todos. Se não fortalecer a base e trouxer times de fora com nível em todas as modalidades para haver esse crescimento (intercambio) daí sim voltaremos a ser campeões em todas as modalidades. Duas frases me marcaram essa semana, estava numa reunião daí ouvi um professor de Ed. Física dizer: “O esporte em Apucarana não existi, o de Arapongas sempre será melhor e mais eficiente e só olhar os resultados no colegial, isso me dói por que eu vivo do esporte de Apucarana e caio também nessa classe. A outra frase foi essa” Você tem que acabar logo o campeonato de base, você que sabe, mas quero que acabe logo”, então daí vocês vêem que o esporte de base em Apucarana está jogado de lado e daí sobra pra alguns que lutam sozinhos, e para a onde as crianças vão sonhar por algo a mais. Se eu estiver errado me prove com ações e muitas competições em Apucarana de base não de adultos que não trazem benefícios para os estudos do esporte em termos amadores. Não estou dizendo que não devemos fazer essas competições adultos todos devem ter seus lazeres sim, mas devemos estar focado mais nas crianças. Vai ai o meu lembrete espero que reflitam e pensem em quem devemos investir mais.

Um abraço a todas e ate a próxima.


Aguardo comentários.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

10 REGRAS DO TRABALHO EM EQUIPE !!

O mais importante num grupo de pessoas e estar focado no mesmo caminho e falando sempre a mesma língua, então o trabalho em equipe e mais importante do que o individualismo, onde não traz benefício algum. então separei 10 regras para a consolidação do trabalho para a melhoria do rendimento de nossa equipe, que deverá ser o mesmo caminho de todos que trabalham em grupo.
1. SEJA PACIENTE
2. ACEITE AS IDEÍAS DOS OUTROS
3. NÃO CRITIQUE OS COLEGAS
4. SAIBA DIVIDIR
5. TRABALHE
6. SEJA PARTICIPATIVO E SOLIDÁRIO
7. DIALOGUE
8. PLANEJE
9. EVITE CAIR NO " PENSAMENTO DE GRUPO"
10. APROVEITE O TRABALHO EM EQUIPE.
Depois de tudo isso o que vai sobrar são as vitórias, derrotas, alegrias e sofrimento tudo sempre sendo compartilhado com um mesmo propósito de trabalho, sempre buscando o mesmo lugar ao sol. Afinal, o trabalho em equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também aprender com eles.

Até a próxima.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Goleiro Linha

                                                            O Jogo de Goleiro Linha !!!
O jogo do goleiro linha são manobras ofensivas onde às equipes se organizam para buscar um resultado ou manter uma vantagem no placar contra um adversário. “Mas esse jogo poderá dar certo quando a equipe estiver um plano de ataque bem elaborado e com os chamados TEMPOS DE JOGO DE GOLEIRO LINHA que se divide em “entrar na quadra de ataque” a onde estará livre dos 4 segundos,” buscar o desequilíbrio defensivo do adversário” nesse momento só acontecerá esse desequilíbrio quando algum atleta tentar dar o bote no goleiro que está com a bola, daí o goleiro poderá fazer o encaixe da bola a onde vai ocorrer a superioridade numérica, o mais importante os atacantes entrarem na linha de passe do goleiro o onde a bola vai encaixar no primeiro e segundo momento da movimentação.

O jogo do Goleiro linha a meu ver é muito perigo, por que expõe muito a equipe que utiliza com freqüência esse tipo de situação de ataque, não recomendado como padrão de ataque, mas sim um facilitador de problemas em certos momentos de jogo. Nas categorias de base me preocupa muito, por que onde as equipes que utilizam esse tipo de jogo, estão tirando das crianças às tomadas de decisão de jogar 4x4 e estão obrigando seus jogadores a fazer a bola a andar para traz trazendo esse tipo de jogo com padrão, não que deva jogar dessa forma mas sim em certos momentos do jogo, e em situações de decorrentes do jogo. Não podemos transferir sempre as melhores decisões de ataque para o goleiro, porem sempre que o ataque tiver dificuldade em ataque posicional 4x4 ele chamará esse tipo de ataque utilizando o goleiro, independente do técnico se impor ou não, por causa de inibição de jogar sempre em função desse tipo de ataque tirando a chance do confronto de manobras ofensivas e defensivas 4x4.

Não estou colocando que não devemos utilizar sempre o goleiro linha, mas utilizá-lo com inteligência, nos momentos certos e em situações decorrentes do jogo e não infantilizá-los nas categorias iniciais. A meu ver devemos trabalhar essa situação a partir da categoria sub 15 em diante.

Pense nisso e até breve...

Aguardo seu comentário.

Prof. Wilton dos Santos - Treinador da Escola Novo Milênio Futsal. CREF: 012427G/PR.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Padrão de jogo!!

Padrão de Jogo

O padrão de jogo são movimentações repetitivas que a equipe executa com a posse de bola dentro de cada sistema de jogo.
Um padrão de jogo bem organizado faz com que a equipe mantenha a posse de bola. No padrão de jogo, o treinador tem o controle de sua equipe, o que possibilita determinada ações de jogo.
-- Troca de passes em zonas da quadra que não ofereçam riscos de perda da posse de bola.
-- Deslocamentos dos jogadores em zonas da quadra que mantenham em equilíbrio o sistema defensivo e ofensivo.
-- Deixar os atletas as mudanças voluntárias de padrões e formas de jogar de acordo com as situações do jogo.

Os padrões de jogo deverão ser trabalhados de forma muito sistemática nas categorias de base, para que cada jogador possa adquirir habilidades e mudanças de padrões dentro do jogo de forma autônoma e utilizando suas capacidades técnica.
Com essas mudanças estamos trabalhando a famosa forma de jogar livre, onde o atleta tem várias formas de jogar sistêmica e ao mesmo tempo jogará com sua inteligência que irá adquirindo com o aprendizado de vários padrões e formas de mudar o jeito de jogar desses padrões treinados, a onde o treinador deixará livre dentro do jogo para cada atleta possa mudar essa forma de jogo.
Faça um teste e treine vários padrões de jogo dentro de sua equipe e não priorize apenas um, mais vários, e no seu coletivo deixe os jogadores jogarem livre sem a forma sistemática de jogar.
Espero que esse pequeno texto possa realmente ajudar os treinadores a montar e estruturar as equipes de futsal.
ESPERO SEU COMENTÁRIO.
Autor: Wilton