segunda-feira, 30 de maio de 2011

Marcar 1

Montar a minha equipe sub 13 para estréiar na Liga de Maringá, na casa do adversário com o sistema de marcação na linha 3 de defesa esperando as investida de ataque do adversário. Tomamos um gol logo no início e parei o jogo e pedi subir na linha 2 e esperar a definição da primeira bola e encaixe da segunda, apartir dai subi pra a marcação se tornando pressão e buscando a bola o tempo todo apartir dai as minhas linhas de defesa 1 e 2 sobem de forma organizado e padrinizada sem deixar espaços entre as linhas de defesa dificultando a bola passar com facilidade entre elas. Apartir que os meus atletas tomavam um drible ficava difícil a equipe que atacava superar a linha 2 por que as linhas estavam próxima, dai uma cobertura subiu, outro detalhe importante da 2 linha e que ela tem que tentar antecipar a linha de ataque para também tentar diminuir o espaço de ataque e defesa do jogo. Quando a equipe adversária jogava na forma de passe com movimentação ficou a marcação por que os meninos marcavam individualmente e sobindo a marcação no formado sempre de espera da segunda bola e antecipando a subindo para a 1 bola. Utilizei esse formato também na minha equipe sub 09 numa quadra 40x20 e perdemos o jogo por um detalhe técnico que não cabe agora, mas  a sintonia desse sistema de marcação foi de boa eficiênica também por que consegui minimizar a diferença entre a minha equipe e a equipe adversária e conplicando o jogo. Então na base qual é a  melhor forma de marcar? Qual é a melhor de treinar marcação na base? Será que aprimorar o jogo de 1contra1 vai ocorrer essa melhora?
Até a próxima e

Um pensamento correto !!!!

Olá!!
Gostaria de compartilhar com todos um pensamento que tenho e venho criando desde que conheci o mundo do futal. Ele se concretizou na ultima quinta-feira na fase regional do jogos escolares, a onde o Colégio Cerávolo venceu e ficou com título, venceu praticamente jogando com 6 jogadores apenas e com superioridade em todos os jogos, ai eu pergunto a todos POR QUÊ? Agora vai o meu pensamento.
Esses garotos veem disputando competições de alto nível e equipes de alto nível desde de seus 9,10, 11 anos de idade, disputando em jogos da juventude, paranaense e jogos colegiais, então esses meninos vão crescendo com maturidade e experiência, Por quê esse maturidade? Por que vem sofrendo muito com os jogos, vem perdendo de grandes equipes e treinadores de base, com torcidas e dirigentes pressionando a todo momento por resultado que as vezes não vem. Para vencer todos tem que passar por um processo ardor de competições que vão dar maturidade e experiência a garotos que queiram um dia a virarem jogadores profissionais de campo ou futsal. No futsal esse processo è muito importante por que tem como objetivo a meu ver e deixo bem claro, que devemos colocar esses meninos em competições de alto nível como ( Taça Paraná, Ligas Regionais que contam com equipes que jogam a Taça ), para conseguirmos também termos um desenvolvimento técnico tático e maturicional de nossos atletas, pais e dirigentes.
Por isso que começei esse processo no novo local de trabalho, estamos disputando a Liga de Maringá com as categorias sub 09, sub 11, e sub 13 Colégio Mater Dei, duas já estão fora, mas o sub 13 ainda respira, mas já é um começo e as equipes já estão melhorando apesar da pressão interna. Pensem nisso e até a proxima.................

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estou de volta !!!!!!!

Apartir de agora temos um novo projeto de futsal no Colégio Mater Dei, fase de iniciação ao esporte, tudo que acontecer, tais como: projetos, escalas de jogos, atletas convocados e fotos dos eventos da equipe e muitas idéias sobre futsal para todos...........