sábado, 20 de novembro de 2010

O que é mais importante prazer ou vencer ?

Ao observar um grupo de garotos entre 7 e 8 anos a jogarem futsal sem compromisso antes de uma sessão de treino pude notar a alegria e a satisfação de cada criança a essa prática alegre, feliz e sem compromisso com o resultado, mas sim com o prazer e a satisfação pessoal. Dai eu pergunto o que é mais importante, vencer a qualquer custo nessa idade explorando os atletas crianças a xingos e esporrões ou a prática do futsal mesmo em competição com o compromisso do prazer e diversão de um jogo bem jogado com a participação de todos, mesmo com a derrota ou independe da vitória.
Ao meu ver tem condições sim de colocar crianças em campeonatos de qualquer idade e forma de disputa sem interferir na forma de jogar técnica tática e psicologica que a criança possa ter. Basta que os professores técnicos tenham a humildade de colocar todos os meninos em quadra para a participação em jogo mesmo que seja por alguns minutos, respeitando sim a individualidade de cada um. Evitando sim a precocidade de crianças e jovens levando eles até a desistencia ou até a briga entre técnicos que não levam a nada.
Por eu falo da minha realidade, temos que buscar competições fora de Apucarana temos sim para podermos melhor o nosso nível, concordo, mas devemos também respeitar e valorizar as nossas competições caseiras para começarmos a encontrar garotos prazerosos em jogar futsal felizes e em paz de espírito sempre querendo mais.
Até breve e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário