quinta-feira, 2 de junho de 2011

Marcar 2 !

Analisando jogos de futsal nas categoarias de base, a marcação na base ainda é muito deficitaria, por que o jogador brasileiro gosto mutio em atacar do que defender, em fazer o gol e não impedi-lo como ferramenta para iniciar o trabalho para a busca do gol. Os treinadores buscam muito o sistemas ofensivos e deixam o sistema defensivo individual muito sem trabalho. Para uma criança aprender a marcar bem ele deve apresentar no jogo uma postura de 1x1 quase que perfeita, o jogador de futsal principalmente de base tem que saber jogar 1x1. Se olharmos o jogo de futsal na sua essencia ele começa quase na sua totalidade o jogo homen a homen, dai começa as dobras as superioridades no setor as jogadas ensaiadas e jogadas de contra-ataque.
Os técnicos de futsal de categorias de base deve ao ver trabalho muito esse os jogos didáticos de 1x1, jogos que fazem eles aprenderem as nuanceas do jogo e suas complexidades de forma global e dinâmicas do jogo que trazem a eles um campo imprevisivel durante os jogos e traduzindo isso para o treino na sua verdadeira essencia do jogo 1x1, podemos ter jogadores que marquem melhor, possivelmente também atacar melhor e tomarão mais bolas durante o jogo e saírão com as bolas de contra-ataque mais vezes.
MINHAS EQUIPES
Durante o ano de 2010 tive uma experiência com esse trabalho trabalhei minha equipe sub 09 e sub 11 com esse formato de jogo 1 contra 1, e 2 contra 2, tive um resultado muito satisfátorio, começei a roubar mais bolas, meus atletas em jogos não tomavam tantos dribles como vinham tomando, começei a ficar mais tempo com as bolas nos pés e o mais interresante que meninos que tinham dificuldades em fazer dribles começaram a faze-lo com qualidades e precissão melhorando sim o nível de marcação de nossa equipe. Tomavamos em média por jogos 3 a 4 gols por jogo, depois desse trabalho caimos pra 1 ou 2 gols por jogo, salvo o sub 11 que na final pelo estado emocional passou um pouco da média mais fizemos também um maior números de gols de atque também.
Esse texto vai para quem tem interesse em debater esse forma de trabalho na marcação para jovens atletas .
Até proxima e DEUS abençõe a todos..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário