segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estruturação de uma Equipe de Futsal


Todo homem é o arquiteto do seu próprio destino.” (Appius Claudius).



Montagem de uma estrutura da equipe de Futsal.


A preparação de uma equipe de desportos coletivos deve ser bem antecipada do inicio da competição, com um tempo hábil onde o treinador e sua comissão técnica deverão montar uma estrutura física e técnica para seus atletas poderem desempenhar um início de trabalho a longo prazo.
A equipe deverá ser montada partir de sua diretoria, composta pelo: presidente, vice presidente, secretário, financeiro, e coordenador de esportes. Partir daí devemos nos orientar no segundo escalão da equipe, mais sendo um divisor de águas na preparação e condição da equipe, que é composta pelo: atendente, técnico, aux. Técnico, preparador físico, treinador de goleiros, massagista, médico ou fisioterapeuta e a parte que engrena todo esse sistema inicial aos jogadores.
Os membros da comissão técnica deverão trabalhar para que os atletas em questão possam diretamente desempenhar um aumento em suas capacidades físicas e biológicas, tendo assim uma qualidade de jogo muito bem definida técnica e taticamente.  Já os jogadores deverão estar prontos e aptos a se enquadrar no esquema de trabalho da diretoria e comissão técnica, se resguardando de possíveis situações que possam prejudicar-lo no dia a dia de treinos e jogos, afetando assim o seu desempenho.
O presidente da equipe toma conta com se fosse dele? E com as diretrizes dadas por ele, o presidente ele pode contratar, demitir, reestruturar ou reorganizar a empresa, definido ou não os projetos futuros dela. Já o vice presidente tem a função de responder para o presidente na sua ausência, mais sem poder dar o veredito final, pois nessas situações somente o presidente poderá assinar os documentos cabíveis. O secretário terá função de assessorar a chefia (o presidente) e o sua principal função é deixar tudo organizado para reunião e possíveis consultas do presidente e demais setores da equipe. O departamento financeiro é responsável pelo patrimônio da empresa, elaborando e acompanhando os fluxos de caixa, orçamentos de investimentos e de despesas correntes, propõe e analisa projetos e ainda mantém contato com órgãos públicos para informá-los sobre questões relativas à equipe. A função do coordenador esportivo deve ser de dar orientar e cultivar a harmonia na sua equipe de trabalho, delegar ordens para seus comandados para um bom andamento do trabalho da comissão técnica e jogadores, não tendo entre eles conflitos e indisciplina, por tanto o coordenador também é o elo entre a diretoria e comissão e jogadores.
Sendo assim estamos bem esclarecidos sobre cada função da parte administrativa de uma equipe de futsal bem detalhada, mais para que isso funcione todos precisam estar na mesma causa e sintonia para haja sempre uma busca pelo mesmo ponto, os títulos. Já a comissão técnica deverá ter a sua frente o técnico, que tem a função o trabalho técnico e tático de sua equipe, dando aos atletas o máximo de capacidade para jogar o jogo, já o auxiliar técnico tem como função de auxiliar o técnico com scaults dos jogos, com parte bastante atuante nos treinos e ajudando nas correções da equipe,tais como taticamente com tecnicamente sendo um observador voraz e audacioso do jogo o braço de direito do técnico, já o preparador físico tem a função única de dar suporte a área fisiológica do atleta de melhorar a sua capacidade fisiológica, respiratória e cardíaca, sendo assim responsável pela sua capacidade linear aeróbica para poder agüentar um tempo maior nas partidas e treino, sem ter a queda no rendimento físico. Já o treinador de goleiros e tem a função de treinar especificamente o goleiro, tendo como sua principal meta o trabalho técnico do mesmo que é muito exigido em particular, sendo uma função muito desgastante para ambos.  O massagista é um especialista que concentra sua ação nas massagens e tem a responsabilidade de dar as primeiras assistências aos atletas nos locais de treinamentos e jogos. Seu principal trabalho para com o atleta é acelerar o processo de recuperação, reduzir a fadiga e as tensões musculares e articulares. O médico tem a especialização clinica dos jogadores como: cirurgias, consultas e exames, já o fisioterapeuta tem a função de recuperar os atletas lesionados que vem de cirurgias, entorses e outros elementos do esporte através de lesões que precisam de tempo para a  recuperação.
Espero que possa entender um pouco da estrutura de uma equipe, do que precisa para ter êxito na montagem de um elenco, que todos possam trabalhar todos na mesma causa, todos terão que estar envolvidos no mesmo propósito, sem vaidades. Espero que esse texto possa quebrar alguma barreira que os profissionais tenham em relação ao complexo mundo do esporte de alto rendimento.










Nenhum comentário:

Postar um comentário